178. A vida na cidade

Senhor de Hailansa Porquinho à Beira-Mar 2819 palavras 2026-01-23 13:37:07

Na véspera do amanhecer, a praça central da prefeitura voltou a ser controlada pelo exército, e os cidadãos que cercavam a praça foram se dispersando lentamente com a névoa que se espalhava pelo ar.

Suldak abriu as cortinas grossas do quarto e viu o exército passando por ali, empurrando carroças carregadas de despojos de guerra e alguns feridos graves, retornando da cidade de Eipson para Aiwolson.

Aqueles feridos, completamente envoltos em bandagens, fizeram Suldak lembrar dos companheiros da segunda equipe. Ele ficou no terraço do segundo andar, segurando a grade com uma mão e suspirando suavemente. Tudo havia sido planejado para voltar juntos a Hailansa e cuidar da terra, e ele se casaria com a irmã dele. Independentemente de ser bela ou não, ela não deveria ser feia; o rapaz não era desagradável, e certamente sua irmã seria uma bela loira.

— Ah...

Na manhã seguinte, a cidade cercada pelo rio Kempatomos estava completamente envolta em névoa, mas Suldak vestiu-se adequadamente e deixou a estalagem Canção do Vento.

Ao sair pela porta, dirigiu-se ao local combinado com o garoto Mašenka, a cerca de cem passos da estalagem. À distância, parecia que ninguém estava lá, e Suldak pensou que chegara cedo demais. Porém, quando chegou, o garoto Mašenka saltou de repente das sombras no canto da parede.

Na noite anterior, por causa da hora tardia, Suldak nem teve tempo de observar bem o rosto dele. Agora, olhando com atenção, o rapaz tinha traços delicados, olhos grandes e brilhantes, e cabelos castanho-avermelhados levemente encaracolados, que pareciam extremamente macios. A névoa molhava os fios, que se colavam suavemente à testa.

Ele era alto e esguio, com braços e pernas longos, porém magro como um graveto. As mangas e as pernas da roupa de linho estavam um pouco curtas, deixando à mostra os pulsos bronzeados pelo sol. A roupa era resistente, embora bastante lavada, apresentando desbotamento em vários pontos. As botas de couro de cano alto claramente não lhe serviam bem, mas ele as usava com naturalidade, indicando que já as usava há algum tempo.

— Olá, Mašenka, você chegou bem cedo... — cumprimentou Suldak, o cavaleiro.

Mašenka sorriu, como um cãozinho abanando o rabo à espera de elogios, e respondeu alegremente:

— Na verdade, cheguei ainda mais cedo do que imagina. Não quero perder esse trabalho de guia, senhor cavaleiro. Para onde vai hoje?

— Um dia maravilhoso começa com um café da manhã farto! — respondeu Suldak, apressando o passo em direção à rua gastronômica que Mašenka havia indicado na noite anterior.

Mesmo pela manhã, Eipson estava repleta de gente. A rua fervilhava com trabalhadores apressados indo para seus empregos; muitos não tinham tempo para parar e comer, comprando panquecas baratas nas barracas de comida para comerem andando. Outros sentavam-se nos pequenos estabelecimentos, observando a rua movimentada.

Mašenka estava certo: aquela era realmente a rua da gastronomia, repleta dos aromas dos mais variados alimentos.

Escolheram um pequeno restaurante de café da manhã, não só por ser o mais popular, mas também porque Mašenka o recomendara com entusiasmo. Conseguiram com dificuldade uma mesa vaga antes que fosse ocupada por outros, e Mašenka levantou a mão para chamar o garçom, que estava correndo de um lado para o outro.

Após uma breve hesitação, Mašenka pediu rapidamente:

— Por favor, uma porção grande de enrolados de frango para o senhor cavaleiro, uma porção de tortilhas, um copo de suco natural; para mim, meia porção de tortilhas e um copo de água. Isso é tudo!

Enquanto fazia o pedido, Suldak percebeu que ele mexia discretamente no bolso da calça várias vezes, aparentemente se preparando para pagar.

Quando o garçom se afastava, Suldak o chamou de volta:

— Espere, garçom! Vamos querer duas porções grandes de enrolados de frango, duas porções de tortilhas e dois copos de suco natural.

O garçom, quase sem fôlego, olhou para os dois jovens do campo com certa estranheza e aconselhou:

— Recomendo que peçam apenas uma porção de tortilhas. Aqui, vocês podem pedir porções extras à vontade e de graça, até ficarem satisfeitos. É só chamar quando quiserem mais.

— Certo, faremos assim — concordou Suldak, olhando com seriedade para Mašenka do outro lado da mesa, que parecia um pouco apreensivo.

— Coma à vontade, não se preocupe. Eu pago essa refeição. Não quero que você fique sem energia no meio do caminho. De manhã, é importante comer bem para ter força para trabalhar...

Mašenka sorriu sinceramente e disse:

— Senhor cavaleiro, o senhor é realmente generoso.

Como previsto, o café da manhã custou apenas cinquenta e seis moedas de cobre. Cada porção de tortilhas custava doze moedas e vinha com uma pilha de dez tortilhas macias do tamanho da palma da mão. Eles quase não comeram tortilhas, pois os enrolados de frango eram suficientes para saciar um adulto. Mesmo assim, Mašenka surpreendeu com seu apetite, devorando oito tortilhas de uma vez.

Quando saíram do restaurante, Mašenka segurava a barriga com as duas mãos, caminhando lentamente.

Na porta do estabelecimento, uma chapa giratória exalava vapor, e uma cozinheira gordinha usava uma concha para espalhar a massa de milho. Depois de encher a chapa com dezenas de tortilhas, ela as retirava rapidamente com uma espátula, colocando-as em um grande balde de madeira já repleto de tortilhas empilhadas.

Suldak ficou na porta e disse a Mašenka:

— Leve-me ao Mercado Livre de Eipson. Quero ver se encontro um mercado que venda despojos de batalha...

Mašenka pensou por um momento e respondeu rapidamente:

— Podemos ir à Rua Oriana. Lá há muitas lojas vendendo armas e armaduras recolhidas do campo de batalha, além de joalherias e antiquários. Tenho certeza de que encontrará o que procura.

Atravessaram uma rua de paralelepípedos molhada com água limpa, onde guardas cavaleiros armados com bastões expulsavam os mendigos que dormiam nos bancos. Observando-os arrastar corpos cansados e fracos pelas ruas, vagando sem rumo pela névoa dispersa, Suldak sentiu que a cidade estava um pouco abatida.

Alguns mendigos que não conseguiam se levantar eram carregados por guardas noturnos para cima de carroças.

Esses moribundos seriam levados para fora da cidade.

No entanto, para Suldak, o que havia fora de Eipson não era nada assustador, mas sim cheio de vida. Os campos eram abundantes em frutas silvestres, cogumelos, verduras e pequenos animais como ratos e lebres. Bastava estender a mão para colher, tornando impossível morrer de fome. Ele não entendia por que esses mendigos preferiam morrer de fome a deixar Eipson.

Finalmente, chegaram à Rua Oriana.

Preocupado que Mašenka pudesse passar mal por ter comido demais, Suldak não usou o carrinho mágico, mas foi a pé com o garoto.

Não esperava que a cidade fosse tão grande. Em Handanar, dar uma volta no centro levava menos de meio dia, mas atravessar apenas um distrito de Eipson lhes tomou mais de duas horas. Quando a névoa dispersou completamente e o sol quente estava quase no zênite, Suldak sentiu que as solas de suas botas de couro de cano alto quase se desgastaram. Só então chegaram àquela rua.

No entanto, ao chegarem, muitas lojas estavam apenas começando a abrir as janelas e a remover as tábuas das portas, preparando-se para o expediente.

Ainda faltavam abrir pelo menos metade das lojas. Mašenka explicou que algumas só abririam após o meio-dia, mas também ficavam abertas até tarde da noite, geralmente até a meia-noite.

— Senhor cavaleiro, o que pretende fazer nesta rua? — perguntou Mašenka, curioso.

Suldak sorriu sem responder, caminhando sem rumo pela rua relativamente larga até avistar uma loja com uma placa de armas mágicas. Parou e disse a Mašenka:

— Vamos entrar e dar uma olhada...