Capítulo Quatro: Máscaras de Ficção

A Torre do Colapso Não Reza Dez Cordas 2828 palavras 2026-04-01 12:01:05

Página (1/3)

Que pessoas você encontrou recentemente?

... É até constrangedor dizer, mas foram muitas.

Ao contrário de Cotovia, que passava os dias enfurnada no escritório e, em média, não via nem três pessoas por dia, Russell precisava lidar quase diariamente com uma multidão.

Era necessário que Russell mantivesse relações com os chefes, aparecendo de vez em quando para que se familiarizassem com seu rosto e preservando os vínculos.

E, quando este miserável ofendia alguém por causa daquela língua maldita, Russell também precisava encontrar uma maneira de amenizar as consequências.

Além disso, Russell às vezes ia à Igreja Cibernética ou procurava a Ave do Paraíso para conversar — apesar de seu jeito aparentemente tranquilo, embora fosse sempre querido por todos, Russell não era do tipo que ficava em casa esperando alguém aparecer para brincar. Era o tipo que ia até a porta da casa dos outros e gritava para que descessem.

À noite, então, ele ficava ainda mais ocupado.

A vida noturna de Russell era extraordinariamente estável e movimentada. Se o Esfolador tivesse tempo, ele ia dar umas voltas pelo Mundo dos Sonhos. Se o Esfolador precisasse conduzir seus subordinados de um lugar para outro a fim de escapar dos anjos, Russell, quando ficava livre, ia até a casa de algum chefe para tomar chá e conversar.

Se fosse investigar tudo sozinho, provavelmente só terminaria dali a quinze dias.

Quando o demônio finalmente eclodisse, talvez nem sequer tivesse conseguido descobrir nada.

Mas, por outro lado...

Russell ainda se lembrava da estranha sensação daquela manhã.

A máscara do “Pisco-azul” de repente não pôde mais ser retirada.

Desde que despertara seus poderes psíquicos a bordo do aerobarco, em meados de maio, já haviam se passado dois meses e meio. Nunca antes ocorrera algo tão anormal.

Embora tivesse durado apenas um instante, Russell não se agarrou àquela esperança ingênua de “ah, não é nada” e ainda assim contou o ocorrido a Cotovia.

“Perda de controle dos poderes psíquicos?”

Cotovia franziu profundamente a testa, pensativa.

“Então é isso que significa perder o controle dos poderes psíquicos?”

Russell compreendeu de repente.

Embora já tivesse ouvido aquela expressão, era a primeira vez que a experimentava pessoalmente.

Cotovia assentiu.

“Sim. Os poderes psíquicos estão ligados às emoções e à determinação. Perder o controle de forma repentina é, na verdade, algo normal... Afinal, as emoções humanas não são uma linha fixa, mas uma onda oscilante. Quando o desvio para o vermelho se aproxima do desvio para o azul, uma súbita e intensa alteração emocional pode provocar uma perda de controle momentânea. Mas a perda de controle em si não faz mal algum. Ela não causará nenhum efeito nocivo ao seu corpo.”

“E então...”

“Em geral, a perda de controle dos poderes psíquicos dura apenas um instante. Assim que suas emoções se acalmam, ela desaparece imediatamente.”

Então aquilo realmente era uma perda de controle dos poderes psíquicos.

Russell confirmou com um aceno.

A máscara se tornara removível no exato momento em que suas emoções se recuperaram.

Cotovia fitou Russell com uma expressão difícil de decifrar.

“Pode-se dizer até o seguinte... Se a sua perda de controle não causou consequências graves a outras pessoas, então ela foi, na verdade, algo bastante positivo. Pelo menos agora você sabe em que tipo de demônio se transformaria caso viesse a cair.”

“... Eu me transformaria num homem-demônio fantasiado, com uma máscara que não conseguiria tirar?”

Página (1/3)

Página (2/3)

A expressão de Russell era estranha.

“Parece bastante ridículo. E, por algum motivo, também lembra um filme de terror.”

Soava como alguém que passaria as madrugadas perseguindo seguranças que faziam bicos numa pizzaria por um salário mínimo.

“Tenho a impressão de que não seria tão simples assim...”

Cotovia balançou lentamente a cabeça.

Na verdade, ela estava um pouco preocupada.

Já que Russell despertara um poder psíquico capaz de “interpretar perfeitamente qualquer outra pessoa”, qual seria, afinal, o desejo oculto no fundo de seu coração?

Seria o desejo de se tornar outra pessoa? Ou a inveja da vida e dos talentos alheios? Talvez a convicção de que ele próprio era algo sem importância?

Fosse qual fosse a resposta, quando esse desejo perdesse o controle, em vez de eclodir um demônio, talvez eclodisse um “deus maligno”... um deus maligno com inúmeros rostos e talentos diferentes, presente em toda parte.

Talvez ele pudesse até roubar diretamente a identidade de outras pessoas, apagar alguém do plano da percepção ou se dividir em incontáveis fragmentos... Um é todos, e todos são um.

De qualquer forma, essa característica já se aproximava bastante daquilo que se chamava de “deus”.

Mas a aura maligna que emanava dali proclamava sem o menor disfarce: aquilo era um deus maligno.

Cotovia balançou a cabeça, afastando a inquietação de seu coração.

Ela declarou com firmeza:

“Eu suspeito que... a pessoa que provocou essa perda de controle dos seus poderes psíquicos provavelmente seja o demônio com quem você teve contato.”

“Mas ela já morreu.”

“... O quê?”

“Foi a carta de despedida enviada pela senhorita Morgan que provocou a minha perda de controle.”

Russell sabia que Cotovia não conhecia aquela pessoa, então acrescentou:

“A ex-namorada do Pisco-azul.”

“... Do Pisco-azul?”

Já haviam se passado dois meses desde o ocorrido. Cotovia ficou atônita por um instante antes de se lembrar.

“Você está falando... da antiga namorada da Pequena Luli?”

“Sim. Ao que parece, ela foi contratada por um diretor para assassinar alguém. Depois, foi silenciada.”

Russell falou devagar, e ainda havia em seus olhos uma tristeza que não se dissipara por completo.

“Embora eu não tenha herdado as memórias do Pisco-azul, ainda assim senti a tristeza. Quando essa tristeza chegou ao limite... meus poderes psíquicos perderam o controle.”

“Vendo por esse ângulo, parece que a sua capacidade de transformação não herdou apenas a aparência e as habilidades da outra pessoa.”

Cotovia analisou:

“Mas dizer que alguma alma se prendeu ao chip e foi selada dentro de você... acho fantasioso demais. Não parece nada científico.”

“Além disso, há uma questão.”

Sentada em seu lugar, ela ergueu a cabeça e fitou Russell diretamente nos olhos.

“Você tem certeza de que essa tristeza foi realmente sentida pela Pequena Luli?

“Ou será que essa é a emoção que a ‘Pequena Luli imaginada por você’ teria sentido?”

Ao ouvir aquilo, Russell ficou completamente imóvel.

Página (2/3)

Página (3/3)

De repente, ele percebeu algo.

Se fosse a Pequena Luli transformada em demônio, ao receber aquela notícia, o que ela provavelmente sentiria seria alívio.

Talvez também serenidade e libertação.

Afinal, as duas pessoas finalmente estariam juntas outra vez.

O tumulto, a complexidade e a dor do mundo mortal teriam chegado ao fim, e elas retornariam silenciosamente uma para a outra.

Mas o que Russell sentira fora uma dor extremamente intensa, carregada de tristeza e raiva.

— Por que sentira dor?

Porque a morte era uma separação. E era a separação que trazia a dor.

Mas a Pequena Luli já estava morta havia muito tempo.

Em outras palavras, o “Pisco-azul” no qual Russell se transformara não era, dentro de sua consciência, a continuação da Pequena Luli morta, mas um personagem que “ainda estava vivo”.

Por isso, todas as suas emoções e posições partiam da possibilidade de que “ele ainda estivesse vivo, enquanto Morgan estivesse morta”.

Se Russell tivesse herdado o registro de memória ou a consciência da Pequena Luli em seu estágio final, seria absolutamente impossível que sentisse aquela emoção.

Então, de onde ela viera?

Russell finalmente compreendeu.

Era um detalhe que, consciente ou inconscientemente, ele vinha ignorando.

A primeira fase da ativação de seus poderes psíquicos sempre lhe mostrava ilusões vindas do passado.

A razão de ter ficado tão triste ao saber da morte de Morgan era que, dentro da ilusão da Pequena Luli, o amor em que ele e Morgan se apoiavam mutuamente havia sido gravado no coração de Russell.

O Pisco-azul “daquela época”, ao ouvir uma notícia como aquela, de fato sentiria tamanha tristeza e raiva.

Porque aquela memória havia eliminado todos os momentos desagradáveis da convivência entre as duas, assim como o cotidiano banal. Restara apenas o “amor puro” mais essencial e profundamente marcante.

“... Entendi.”

Russell murmurou.

Ele já tinha algumas suspeitas sobre a verdadeira natureza de seus poderes psíquicos.

Não era que alguma alma ou coisa semelhante tivesse penetrado em seu corpo através dos poderes psíquicos. Tampouco era que Russell tivesse decidido herdar o caminho da outra pessoa, ou que os restos de sua alma tivessem tomado posse dele.

Depois de ler a vida daquela pessoa, Russell desenvolvera o desejo de “interpretar aquele personagem”... e então se tornara “eles”.

As memórias que vira haviam construído o roteiro daquele personagem e inventado a vida da outra pessoa.

Como lhe faltavam certas trivialidades do cotidiano, o personagem acabava se tornando extraordinariamente “vívido”.

Página (3/3)